peixedepedra

Semanário de verdades ficcionadas de ovar

sexta-feira, julho 22, 2005

Notícia de revogação do Prémio Nobel atribuído a Egas Moniz coloca vareiros em polvorosa


Vareiros manifestam-se junto da Base Aérea da Nato em Maceda
João Caquinha

Cerca de 300 habitantes de várias zonas do Concelho reuniram-se à entrada da Base Aérea de Maceda para contestar a eventual revogação do Prémio Nobel da Medicina, atribuído ao Neurologista português Egas Moniz pelo desenvolvimento de uma técnica, na altura revolucionária, de tratamento de perturbações psíquicas graves - Lobotomia.
Esta manifestação de revolta contra a sugestão de revogação avançada por um grupo de cidadãos norte-americanos, tem origem no grande carinho e admiração que os ovarenses desde sempre demonstraram pelo primeiro Prémio Nobel português. Este carinho é manifesto, por exemplo, nas estátuas (vulgo cabeçudos) que podemos encontrar na entrada norte do Concelho.
Estas estátuas, maravilhosamente esculpidas, pretendem, segundo o artista que as concebeu, mostrar o estado em que ficavam os pacientes, depois da Lobotomia.
Quem por lá passar, não pode assim deixar de admirar no ar clinicamente aparvalhado das esculturas, que bem mereceram as poucas dezenas de milhares contos investidos na sua aquisição.