peixedepedra

Semanário de verdades ficcionadas de ovar

domingo, janeiro 08, 2006

REPORTAGEM ESPECIAL

O BIGODE DO PRESIDENTE DA CÂMARA - DR. MANUEL DE OLIVEIRA
Peixinho

O peixedepedra saiu à rua para auscultar os transeuntes acerca de um tema que se tem imposto:
O que acontecerá a Manuel de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Ovar, se se confirmar o rumor de que vai deixar de usar bigode?

Peixedepedra (Pdp): Bom dia, Sr. Tono Mecânico (transeunte escolhido aleatoriamente pelo método da caixa de Bernolli)!
Tono Mecânico (TM): Atão bom dia!
Pdp: O Sr. é dos poucos vareiros que ainda se recorda do tempo em que o Dr. Manuel de Oliveira não tinha bigode...?
TM: Exactamente! Alembro-me como se tivesse sido onte.
Pdp: Então e gosta de ver o nosso presidente de bigode?
TM: Atão não gosto!? Sempre que o vejo faz-me alembrar a farfalha do p*to da minha Maria!
Pdp: O que o Sr. quer dizer é que lhe traz reminiscências da púbis da sua esposa, D. Maria...
TM: Qual quê!? Do p*to mesmo! Da farfalha da minha Maria sei eu.
Pdp: Claro, não duvidamos desse conhecimento profundo... Mas diga-nos, Sr. Tono Mecânico, não acha que o bigode do Sr. Presidente da Câmara lhe dá um certo ar aristocrático?
TM: Ó amigo, eu dessas modernices não percebo nada...no meu tempo a gente dava pancada nesses que se ponham atrás das moitas a ver os moços no rio a tomar banho desnudos. Agora diz que é normal, que temos que aceitar e que até aparecem no televisor. Mas eu cá por mim sou contra. Se Nosso Senhor quisesse que pegassemos de empurrão tinha feito o olho menos apertado.
Pdp: Percebo o que quer dizer mas a nossa questão não era nesse sentido... O que lhe estavamos a tentar perguntar é se não acha que o bigode - ou farfalha, como lhe quiser chamar - dá um ar mais distinto e nobre ao Dr. Manuel de Oliveira...?
TM: Poís é claro; ebidente. Á lá ber...quem não usa bigode não é bom pai de família.. Se não é bom pai de família é porque não é benfiquista. Agora diga-me vossemece, como é que alguém que não é do nosso benfica pode estar a frente da Cambra Muncipal?
Pdp: Entendo... Mas considera então que se o Sr. Presidente deixar de usar bigode, Ovar deixa de ser a cidade moderna e desenvolvida que é actualmente?
TM: Ebidente! Ninguém me tira da ideia que a força do sôr presidente está no bigode.
Pdp: Sr. Tono Mecânico, só para terminar, que medidas tomaria para Ovar se fosse o bigode do Dr. Manuel de Oliveira.
TM: Olhe, eu não tenho jeito para isso dos partidos, mas há coisas que estão mal, isso é verdade.
Pdp: Ai sim...? Então dê-nos lá a sua opinião.
TM: Olhe, se eu fosse o bigode do Presidente a primeira coisa que fazia era criar o “parque nacional das quengas da estrada mata”; porque a mocidade de hoje não apanha sol, passam o dia em casa a jogar aquela coisa dos computadores e não convive. E é por isso que andam sempre com doenças e com olhos muito vermelhos, inchados e pequeninos que até parece que andaram no fumeiro. Por isso ia lá ao governo falar com o Santana Lopes para fazer isso cá em Ovar.
Pdp: Não se estará a referir ao Primeiro-ministro José Sócrates?
TM: Qual quê? Não...! De meninas percebe o Santana Lopes!
Pdp: Sr. Tono, obrigado pela sua participação e um bem-haja para a farfalha da D. Maria.

1 Comments:

  • At 5:45 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Muito bom. Podia perfeitamente ser tranposto para um sketch de televisão.
    *****

     

Enviar um comentário

<< Home